segunda-feira, 17 de junho de 2013

queijo de macadâmia



Este queijo foi uma criação da Renata Octaviane do site http://www.vegvida.com.br/

e a querida Valéria Elena Piole fez um video ensinando: http://vimeo.com/51165057

Ingredientes:
parte 1
1/2 x de macadâmia (eu hidratei antes por que só usei o liquidificador, então se tornou 1 x)
1 colher de azeite de oliva
1 pitada de açafrao
sal
1 colher de levedo de cerveja

parte 2
1 1/2 copo de água
3 colheres de ágar ágar
1 colher de polvilho azedo

Modo de preparo:
Bata a parte 1 no liquidificador, unte o pote que o queijo ficará e espere a parte 2 ferver na panela por 2 minutos. Depois acrescente tudo no liquidificador e bata bem.
depois, coloque rapidamente no pote, espere esfriar e leve na geladeira.





ele derrete bem, mais não fica tao puxa, fica tipo catupiry. eu coloquei no risoto e ficou bem cremoso. Gostei!

Nota sobre o ágar ágar: ele deve ser bem refinado, ou seja bem soltinho e clarinho, o meu era claro, mas um pouco acinzentado, quando fervido ele ficou marrom. me apavorei, fiz mesmo assim e quando batido ficou clarinho, clarinho... Como aparece nas fotos meu queijo ficou bem branquelo...
Contudo, o ágar pode ser ruim e nao clarear quando batido, aí ele acaba com a receita, porque nao endurece. O ágar é como uma gelatina, mas vegetal.

Beijocas
Maria Alice

Nenhum comentário:

Postar um comentário