quinta-feira, 13 de junho de 2013

minha velha especialidade: macarrão com brócolis e molho branco


Oi gente, esse prato chegou a me enjoar, de tanto que eu já fiz.. rsrsr  Quando eu comecei a cozinhar, com uns 15 anos, eu fiz esse prato, nem sei de onde tirei. Minha mãe amou e me mandava fazer para todaaas as visitas! acreditem, TODAS! para minha "sorte(?)" meu ex-namorado também era gamado, meu irmão pequeno o joao arthur hoje com 8 anos também. Aí eu não aguentava mais brócolis e muito menos o molho branco, no entanto, de vez em quando eu precisava fazer... A versão vegan eu ainda não tinha feito, das últimas vezes eu fazia o molho separado e não me servia dele.

Foi aí que meu pequeno joão passou por uma cirurgia um pouco grave (ele quebrou toda a região do cotovelo, colocou 4 pinos) e estava todo carente, fui pra casa fazer a única coisa que ele queria comer: o macarrão com brócolis da mana! aii eu pensei: nunca mais na vida vou dar aquele molho-bomba para quem eu tanto amo, vou fazer com leite vegetal. Abri a geladeira catei inhame, mandiokejo, levedo de cerveja e fui...
Nao ficou exatamente igual, porque este molho branco de inhame é muito leve e suave, e a massa da minha mamys era horrível. rsrsrrs
Contudo, o joão comeu um monteeeee! ficamos muito felizes, por que nos últimos tempos ele está comendo bem pouco.

olha a carinha do sapeca! meu amor!!

Agora, tá na hora da receita né?

Ingredientes

*para o molho branco de inhame:
1 inhame (taiá) grande ou 2 pequenos (sem cozinhar, pois cozinhará depois de batido)
1 x de água
3 colheres de azeite de oliva
5 colheres de mandiokejo em pó
1 colher de levedo de cerveja (opcional)
1 dente de alho
1/4 de cebola de cabeça
sal
pimenta
nós moscada
orégano seco


*refogado do brócolis:
cebola bem picadinha
alho ralado
azeite de oliva
brócolis picadinho
sal
pimenta


Modo de preparo:

do molho: bata tudo no liquidificador e cozinhe numa panela por uns 10 min, mexendo até engrossar e desligar.

refogado: refogue a cebola o alho e o brócolis no azeite, adicione os temperos e desligue, não deixe os brócolis murcharem demais e mudarem de verde vivo para verde escuro.

junte o brócolis ao macarrão e depois com uma concha regue todo o refratário com o molho branco.


molho branco
Sugestão: se você não se importa em consumir creme de leite de soja, aqueles em caixinhas, adiciona-lo no creme, focaria numa textura ótima! Mas lembre de caprichar nos temperos... Pois, eles são levemente adoçados, lembrando baunilha. Eu dobraria  a quantidade de temperos se adicionasse o creme de leite vegetal.








Beijos
Maria Alice

Um comentário: