segunda-feira, 17 de junho de 2013

Manual do pão caseiro



Muita gente me pergunta sobre pão!  Eu sempre falo: maquina de pão!
sim, por que eu sou fã da maquina e recomendo muito o investimento. investimento sim, por que desde março eu tenho a maquina, pois ganhei de presente da mamãe, de aniver. eu economizei exatos 30% dos gastos com mercado. Tudo isso por causa do valor pão? NÃO SÓ!
também por que os gastos sao realmente reduzidos, antes eu pagava em média 4,50 o pao de 500g, hoje eu gasto muitoooooooooo menos para um pao de 600g, em média 1,50. Varia pois as vezes eu coloco graos, outras só leite vegetal, outras só farinha integral e assim vai... Mas, o que me fez diminuir tanto no orçamento, é por que nao vou tantas vezes no mercado, antes eu ia pelo menos 2x e já comprava um monte de coisas que eu nao precisava. Hoje faço tudo em casa, vou menos no mercado e mais a feiras e empórios. Quando eu compro fermento, compro de 50g e o trigo de 5kg, aí a economia aumenta...


Pois bem, aqui eu vou contar a base do pão caseiro feito na máquina e dicas para você fazer, sem máquina.
A máquina é tao boa, porque ela quem mistura, amassa, descansa e assa para você! e você ainda escolhe se será escuro ou claro, se terá casquinha como o pão francês ou se será macio como de sanduíche.


Ingredientes base:

1 copo de liquido (leite vegetal, chá, suco de fruta ou de um legume, água...)
1 colher de sal
1 1/2 colher de açúcar (ou melado)
1 colher de óleo (azeite, óleo vegetal, óleo de coco)
3 copos de farinha de trigo (nesta quantia você pode fazer 1/2 branco e 1/2 integral, ou todo integral, 2 1/2 de trigo branco e 1/2 de farelo de trigo, ou 1/2 desta quantia de aveia ou de centeio ou de farinha de linhaça e o que sua imaginação permitir)
2 colheres de fermento biológico seco

Você pode acrescentar 1 colher de leite em pó de soja, ou de levedo de cerveja e até 1/2 copo de grãos.
se você fizer na máquina os grãos devem ser acrescentados só quando ela fizer "bip" indicando que está na hora...

se fizer na mão, misture, amasse bem e veja a textura dele, ele deve formar uma massa nem grudenta nem dura. ajuste se precisar com um pouco de água ou um pouco de farinha.
isto serve também para a maquina.


o truque de saber o quanto crescido está o pão, (quando feito a mão) é o seguinte, tire um pedacinho de massa e coloque num copo com água, quando a bolinha de massa subir, é que ele está pronto para assar.
Asse em forno pré aquecido e em temperatura média até dourar.




Para encerrar, nosso manual, vou add o link de um pao que eu fiz ano passado e publiquei no menu vegano:
http://www.menuvegano.com.br/article/show/102/pao-integral-varios-graos
certo que aqui ele não segue a mesma base que eu uso hoje, mas, perceba que por ele ser mais pesado, porque tem muios grãos, há menos farinha. Você irá sentir se o seu pão precisar de menos também... lembre de sentir  consistência...


beijos em especial para meu querido van gogh e para paulinha! os ultimos pedidos pelo post!
;)

Maria Alice

2 comentários:

  1. Obrigada pelo carinho querida!!! dessa vez tenho certeza que vai dar certo!! bjoss

    ResponderExcluir