domingo, 14 de abril de 2013

domingo é dia de "churrasco" vegan



Bom dia, gente querida! A dica de hoje é como ir ao churrasco de família e se alimentar bem, ou, esta dica serve para que você mesmo organize seu "churrasco" sem crueldade.
coloquei a palavra entre aspas pois, o churrasco que conhecemos é feito de carne, sendo assim, como será feita esta substituição?

Algumas pessoas gostam daquelas carnes vegetais prontas, há de várias marcas, inclusive marcas veganas (com NADA de origem animal), assim você pode temperar e colocar na grelha. Contudo, eu prefiro legumes, pães e cogumelos no espeto. No aniver da Pri, uma amiga do Mestrado, colocamos nos espetinhos iscas de tempeh ("bifinho" natural de soja fermentada), naquele dia o único problema foi a quantidade exagerada de sal que eu pus, contudo, a cebola, os pimentões e as berinjelas, estavam maravilhosos. todos cortados em quadradinhos e enfiados no palito.

Na grelha ou no espeto você pode colocar, pão com alho, cogumelos frescos, legumes, frutas e verduras como: abobrinha verde, tomate, milho, batatas, abacaxi com canela. cebola e pimentões ficam ótimos! sugiro que façam um molhinho com azeite, sal, pimenta, orégano e o que mais tiver em casa para jogar em cima dos ingredientes que vão para o fogo. in natura fica bom, mas com tempero FICA MUITOOOO MELHOR!
Gosto da ideia de colocar algumas coisas no espeto e outras na grelha pois o tempo de cozimento é diferente, o cogumelo paris, por exemplo, tem um tempo de cozimento muito a baixo da cebola; Então, você pode selecionar os ingredientes pelo tempo de cozimento. alguns, como a abobrinha e a berinjela, ficam bons tanto "bem passados" como não  então  acho que você pode coloca-las junto com cogumelos, com pão  com tomate e também com a cebola, com o alho e com os pimentões.
O milho é legal colocar na brasa, ainda com cascas, fica bom demais. a ideia da brasa pode ser feita também com as cebolas e com as batatas, aí você precisa enrola-los num papel alumínio. Mas, cuidado para no colocar no centro, coloque nas beiradas onde as brasas podem cozinhar o alimento mais devagar e de maneira uniforme.
A mãe do meu namorado faz espetos de batatas pequenas e com casca, depois de assadas, corta-as, salga e rega com azeite de oliva e salsinha, fica divino! A batata é desejada por todos, e acaba muito antes de qualquer coisa.

Na foto, eu e meus irmãosinhos lindos, João Arthur (8 anos) e Luisa (2 anos) preparamos um espeto com tomate, cebola, berinjela e pão. neste dia aprendi que o pão deve ser feito separado destes ingredientes, pois, tive que tira-los muito antes e foi trabalhoso.

Espero que aproveitem as dicas!
prometo tirar fotos de todas estas opções e novas...

BOM DOMINGO!!!

beijos
Maria Alice

Nenhum comentário:

Postar um comentário